Ministério das Cidades distribui material educativo para sensibilizar o motorista do transporte coletivo a transportar idoso com segurança
A campanha nacional "Gentileza e Respeito não tem idade" chega ao Rio Grande do Norte. As peças publicitárias do Ministério das Cidades, que orientam sobre cuidados com o idoso no transporte público, vão ser distribuídas em locais de grande circulação e, principalmente, dentro dos ônibus. A mensagem, que vai chegar a todos os estados brasileiros, é direcionada ao motorista do transporte coletivo. Em Natal, motoristas e cobradores estão passando por um treinamento que termina na quarta-feira que vem.
A ideia é sensibilizar os profissionais para que tenham uma atenção diferenciada com o passageiro idoso uma vez que a população acima de 60 anos é uma das mais crescem no país e se mantém em atividade. A campanha explica que é preciso redimensionar os serviços para atender a este cliente.
Os cartazes orientam o motorista a não deixar de parar no ponto de ônibus onde esteja um idoso, só acionar a partida depois de verificar que o passageiro idoso entrou e se acomodou com segurança. O motorista e o cobrador devem assegurar ao idoso, gestante e pessoa com deficiência o assento reservado por lei para eles, pedindo, inclusive, que seja desocupado, caso algum passageiro que não se enquadra neste perfil esteja usando o assento.
Clique no cartaz para ver as dicas aos motoristas
A campanha também lembra aos operadores do transporte público que a gratuidade para passageiros acima de 65 anos é garantida por lei “e não um favor”, para rebater a ideia equivocada de que o idoso, justo por “não pagar” seria um passageiro que não merece prioridade.
Em Natal, desde 15 de junho, o Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso, motoristas e cobradores da empresa Guanabara passam por treinamento de sensibilização para trabalhar com o passageiro idoso. O curso vai até o dia 23 de junho.