Promotora da Saúde intermediou acordo entre médicos e Secretaria de Saúde para retomadas das cirurgias pediátricas.
A Promotora de Justiça de Defesa da Saúde, Iara Pinheiro, intermediou um acordo entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a empresa Cirurgia Pediátrica de Natal Ltda. (CIPEN) para a retomada das cirurgias pediátricas eletivas nos Hospitais Maria Alice Fernandes e Varela Santiago. A reunião aconteceu ontem, 06, quando a Promotora de Justiça pôde ouvir as reivindicações da CIPEN e conseguiu negociar com a SMS para garantir o retorno dos médicos a partir de hoje, 07.
Pelo acordo a Secretaria Municipal de Saúde se compromete a depositar os valores atrasados referentes a parte do mês de fevereiro e todo o mês de março até a próxima terça-feira, 11. Com essa garantia os médicos retomaram o atendimento normal.
A Promotora de Justiça comemora o desfecho do problema: “A realização desse acordo foi excelente; pois pudemos assegurar a continuidade das cirurgias pediátricas”. Como forma de verificar se os termos do acordo estão sendo cumpridos, Iara Pinheiro visita o Hospital Maria Alice Fernandes hoje, 07, às 11h.
Segundo ela, embora o atendimento tenha sido retomado, as negociações devem continuar. Estão marcadas pelo menos mais duas reuniões com os médicos e as Secretaria de Saúde Municipal e Estadual. A primeira acontece na próxima segunda-feira, 10, e a segunda na quinta-feira, 13. Nessas reuniões devem ser discutidas novas cláusulas a serem inseridas no contrato de prestação de serviço para cirurgias pediátricas. “A intenção é melhorar a gestão dos contratos para evitar situações como a que aconteceu agora”, esclarece Iara Pinheiro.