Home » Notícias » Minorias » MPRN recomenda que Governo do Estado retifique edital de concurso da Fundase

MPRN recomenda que Governo do Estado retifique edital de concurso da Fundase

Compartilhar
Imprimir

Medida visa garantir igualdade de oportunidade aos candidatos com deficiência

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou ao Governo do Estado que retifique o edital para o concurso da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase) de modo que seja reservado às pessoas com deficiência o percentual mínimo de 5% das vagas destinadas a cada cargo/localidade. O mesmo percentual, de acordo com o MPRN, também deverá ser aplicado às vagas que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do certame.

O MPRN quer que seja considerada a possibilidade de arredondamento, em caso do resultado implicar em número fracionado, para o primeiro número inteiro subsequente (unidade imediatamente superior), adequando e retirando do documento todos os dispositivos conflitantes com esses comandos legais.

A recomendação está publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (14) e é direcionada à secretária de Estado da Administração (Sead), Maria Virgínia Ferreira Lopes e ao presidente da Comissão do Concurso em análise, José Ediran Magalhães Teixeira e se refere ao Edital nº. 001/2022.

Entre outras medidas orientadas pelo MPRN está ainda que sejam retirados do edital mencionado a expressão do “desde que não ultrapasse 20% das vagas oferecidas por cargo” do item 6.1.1 e o item 6.1.2. Providenciar a previsão da existência de equipe multiprofissional; conferir nova redação ao item 6.1.3., de modo que a compatibilidade do cargo com a deficiência do candidato seja avaliada por equipe multiprofissional, durante o estágio probatório, após conferir a ele a devida acessibilidade e as adaptações razoáveis cabíveis; retificar o conceito de pessoa com deficiência previsto no Decreto nº 6.949/09 e na Lei nº 13.146/2015; fazer constar a possibilidade de apresentação de avaliação biopsicossocial do candidato, além de laudo médico; eliminar do edital a retenção do laudo médico original do candidato (além da exigência de ser ele obtido nos últimos 12 meses) e incluir a previsão de especificações acerca de adaptações razoáveis também para o teste de aptidão física e para o curso de formação para os candidatos com deficiência, assim como a informação de que as condições especiais solicitadas serão avaliadas pela equipe multiprofissional, são outras medidas a serem seguidas, conforme a recomendação ministerial.

O MPRN também recomenda excetuar a proibição de porte de dispositivos eletrônicos que se constituírem em órteses, próteses ou ajudas técnicas cotidianamente utilizadas pelos candidatos com deficiência de modo a restar preservada a igualdade de oportunidade de êxito no concurso com os demais candidatos sem deficiência. Logo, será preciso retirar o item que estabelece que “não haverá adaptação especial para a realização do teste de aptidão física”.

A recomendação indica estabelecer que a nomeação dos candidatos aprovados obedecerá a alternância entre os candidatos da lista geral, incluindo-se os negros, e da lista contendo os candidatos com deficiência aprovados em cada cargo/localidade.

Por fim, requer o MPRN que seja providenciada a a reabertura das inscrições do concurso para candidatos com deficiência, prevendo nova possibilidade de pedido de isenção da taxa do concurso, indicação das adaptações das provas, prazo para recursos e a publicação de uma nova divulgação da lista de inscritos na condição de candidatos com deficiência, além de novo edital retificado, inclusive com a redistribuição das vagas para pessoas com deficiência.

Leia a recomendação na íntegra, clicando aqui.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo