Home » Notícias » Saúde » MPRN atua em situação de acúmulo de pacientes no Hospital Walfredo Gurgel

MPRN atua em situação de acúmulo de pacientes no Hospital Walfredo Gurgel

Segundo dados fornecidos pelo HMWG, 38 pacientes encontram-se nos corredores do hospital nesta segunda-feira (3); Profissionais da enfermagem ligados à Sesap entraram em greve no início da manhã de hoje
Compartilhar
Imprimir
Imagem de uma maca e uma pessoa ao lado, sem aparecer o rosto.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) vem monitorando a situação de pacientes que se encontram nos corredores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), em Natal.

Desde meados do mês de junho, devido a redução de atendimento por parte dos prestadores ortopédicos, a qual decorreu de determinação da SMS/Natal no sentido de que os prestadores deveriam restringir as suas produções ao limite previsto no contrato, o MPRN mantém contato com o Governo do Estado e a Prefeitura de Natal.

Dentre as iniciativas empreendidas, o MPRN, por intermédio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Saúde (Caop Saúde) e das 47ª e 48ª Promotorias de Justiça de Natal, promoveu reuniões nos dias 20, 21 e 27/06/2023 para debater a situação do orçamento da saúde, notadamente, a insuficiência de recursos para o adimplemento das ações e serviços de saúde, que era a principal causa da ameaça de paralisação dos serviços ortopédicos.

Na reunião do dia 21/06/2023, o MPRN conseguiu dos gestores da Sesap/RN e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) o compromisso de que iriam autorizar o atendimento acima do teto físico e financeiro contratual dos prestadores da ortopedia, no caso, o Hospital Memorial e a Policlínica Paulo Gurgel.

No dia 22/06/2023, com anuência da Sesap/RN, a SMS/Natal cumpriu o ajuste ao expedir ofícios dirigidos aos prestadores, suspendendo a determinação anterior de restrição da produção dos tetos físico e financeiros estabelecidos nos contratos que mantém com esses prestadores.

Em continuidade, o Ministério Público, por intermédio da 47ª Promotoria de Justiça, tem monitorado a situação dos corredores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel mediante a realização de contato diário com a direção-geral do Hospital, que tem disponibilizado estatísticas de atendimento.

No contato feito em 29/06/2023, a direção repassou um gráfico no qual se constata a existência de 37 usuários internados no corredor do hospital, havendo uma média de 35,25 pacientes nos corredores do hospital, conforme demanda registrada de 19/06/2023 a 29/06/2023.

A expectativa era de que houvesse a redução do número de pacientes nos corredores do Hospital Walfredo Gurgel, nesta segunda-feira (3), porém, profissionais da enfermagem vinculados à Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) entraram em greve e, segundo dados fornecidos pelo HMWG, o número de pacientes mantém-se estável nos corredores. Ressalte-se que cotidianamente são admitidos pacientes ortopédicos no HMWG.

Nos últimos dados enviados, constatou-se que 38 pacientes encontram-se internados nos corredores do hospital. Por esse motivo, o MPRN acompanha com atenção a problemática.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo