Projeto é executado através de parceria entre o Ministério Público do Rio Grande do Norte e o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd); capacitação aos professores será dias 24 e 25 deste mês
Nos dias 24 e 25 deste mês de setembro será realizado curso de capacitação dos professores que atuam na rede educacional de Mossoró dentro do projeto Promotoria Itinerante, do Ministério Público Estadual, em parceria com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O curso será realizado no auditório da Universidade Potiguar (UnP), e é voltado para o universo de 400 professores que atuam em escolas das zonas rural e urbana do município.
No curso será trabalhada uma cartilha com 10 missões abordando as diversas temáticas sobre, álcool, drogas, tabaco, o cigarro, as formas de aliciamento em que as pessoas vem oferecer drogas ilícitas, maconha, crack e cocaína.
A capacitação será feita por equipe especializada do Proerd, formada por psicólogos, sociólogos, pedagogos e professores, que ensinarão noções de como os professores identificarem se os alunos fazem uso de entorpecentes e distinguir qual droga foi consumida.
Posteriormente, deverá ser elaborado um projeto da educação, que contemplará a rede de escolas públicas do município. Esse projeto será feito por uma comissão, formada no momento da capacitação e poderá integrar, além das escolas, a família, o sistema de saúde, unidades policiais e o Ministério Público. Posto em prática, o projeto reduzirá os índices de evasão escolar, violência e consumo de álcool e drogas pro parte dos estudantes.
A apresentação do projeto “Promotoria Itinerante”, pertencente ao programa “Aprendendo a ser cidadão com o Ministério Público”, foi feita semana passada, na sede do MPRN, em Mossoró, e contou com a presença de diretores de escolas municipais.
O programa “Aprendendo a ser cidadão com o Ministério Público” busca promover campanhas educativas e informativas, através dos meios de comunicação. Esse programa nasceu da preocupação de que os cidadãos saibam quais os seus direitos e deveres na sociedade atual e tem como principal objetivo apresentar noções básicas de direito e cidadania à sociedade.
O projeto “Promotoria Itinerante” visa capacitar professores e diretores das escolas do município, a fim de que eles saibam lidar com situações de violência e consumo de drogas nas escolas, por parte de crianças e adolescentes. Através dessa capacitação, os educadores terão maior preparo para desenvolver atividades de inclusão do aluno à escola e, consequentemente, o seu distanciamento das drogas e da violência.
Os policiais e capacitadores do Proerd, Geazi Inácio dos Santos e Albimar Marques da Rocha, explicaram que o programa tem atuação nas escolas e faz com que as crianças resgatem o lado lúdico que se perde com o passar dos anos. A metodologia para a execução do projeto é a implantação, nas unidades estudantis, de jogos, projetos de dança, música e teatro para que a atenção das crianças e dos adolescentes estejam voltadas para o ambiente escolar.