Imprimir 

Cerimônia de posse foi realizada nesta terça-feira (18), em Natal, e contou com a presença de diversas autoridades do RN e de outros Estados
 
 
O procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Eudo Rodrigues Leite, tomou posse nesta terça-feira (18) para um novo biênio como chefe do Ministério Público potiguar. A solenidade de recondução ao cargo foi realizada na Escola de Governo, no Centro Administrativo, em Natal, e contou com a presença de diversas autoridades do RN e de outros Estados.
 
Eudo Leite elencou alguns dos avanços registrados nos dois primeiros anos como chefe do MPRN. “Restabelecemos o diálogo interno e aprimoramos o diálogo externo. Primamos por uma política de parcerias institucionais, permitindo que o MPRN, mesmo diante de um cenário de contingenciamentos orçamentários, continuasse avançando. Estabelecemos uma forte política de otimização e racionalização da atuação de membros e servidores. Reduzimos despesas, revisamos contratos, suspendemos novas obras por um período, investimos em energia solar e outras iniciativas visando a economicidade. Enfim, estamos virtualizando toda a instituição e investindo em novas tecnologias, para obter ainda mais produtividade e racionalização da nossa atividade, sempre com foco numa melhor prestação de serviço para a sociedade potiguar. A nossa meta é continuar avançando cada vez mais”.
 
Eudo Leite foi o mais votado na eleição interna para o cargo, tendo o nome encabeçando a lista enviada à governadora Fátima Bezerra. No final de abril passado, a governadora nomeou o promotor de Justiça para chefiar a instituição no biênio 2019-2021.
 
Ele atuou em Natal na Promotoria de Direitos Humanos e Cidadania e na Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público. Com quase 19 anos de MPRN, Eudo Leite já exerceu cargos de coordenador do Caop Patrimônio Público, promotor assessor do PGJ, coordenador jurídico judicial, chefe de Gabinete do PGJ e presidente da Associação do Ministério Público do RN (Ampern) por dois mandatos, tendo sido, em seguida, promotor assessor da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público. Na sua gestão como PGJ, obteve o primeiro lugar no Prêmio Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público, com um projeto relacionado à Autocomposição, Mediação e Conciliação.
 
A solenidade de posse foi presidida pela procuradora-geral de Justiça adjunta, Elaine Cardoso. “Foi uma honra presidir a sessão do Colégio de Procuradores de Justiça que deu posse ao colega Eudo Leite e, especialmente, fazer parte dessa gestão. Tenho convicção que houve bem mais acertos do que erros e hoje o clima institucional e a articulação com parceiros externos estão mais maduros e produtivos. O ambiente é extremamente favorável para que novos avanços aconteçam”.
 
Para o presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (Ampern), procurador de Justiça Fernando Vasconcelos, a primeira gestão de Eudo Leite foi “de conquistas para o MPRN e amplamente aprovada pela classe”. “Inicialmente, apresentamos os nossos agradecimentos à governadora Fátima Bezerra, que demonstrou compromisso democrático e manteve a tradição histórica do Estado do Rio Grande do Norte, que sempre teve como procurador-geral de Justiça o integrante mais votado da lista tríplice. Desejo ao colega Eudo Leite maior sucesso ainda no segundo mandato que ora se inicia. Que Deus conceda a ele a sabedoria necessária para continuar a trilhar os caminhos do Ministério Público potiguar com pleno êxito nos próximos dois anos”.
 
A cerimônia de posse de Eudo Rodrigues Leite contou também com a presença de outras autoridades. A governadora do Estado, Fátima Bezerra reconheceu o trabalho desempenhado por Eudo Leite na gestão à frente do MPRN. “Reconheço o respaldo que Eudo Leite teve por parte da categoria. Isso se deveu pelo seu preparo, competência, seriedade, espírito público. Desejo a ele e sua equipe uma gestão muito exitosa no próximo biênio. O Governo do Estado está pronto para que nós possamos fortalecer cada vez mais a parceria com o Ministério Público, movidos pelo espírito público, pelo compromisso com a defesa da cidadania do povo do Rio Grande do Norte”.
 
O presidente em exercício do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Virgílio Macêdo Júnior, desejou sucesso a Eudo Leite no novo biênio no comando do MPRN. “É uma satisfação, sem dúvida nenhuma, participar da posse de nosso amigo Eudo Rodrigues Leite, que toma posse depois de um biênio de sucesso, de grandes conquistas para o Ministério Público do Rio Grande do Norte. Eu fico muito vaidoso de ser amigo dele e estar aqui renovando as esperanças de mais um biênio de atividades administrativas exitosas”.
 
O deputado estadual Ezequiel Ferreira disse que a posse de Eudo Leite representa o bom trabalho na condução do MPRN. “Esse novo período que se inicia agora é de uma importância muito grande porque chancela uma eleição absolutamente direta, onde os membros do MPRN, em sua grande maioria, fizeram a escolha pelo que vinha dando certo. Eudo Leite tem um compromisso não só com o Ministério Público, mas também com a sociedade norte-riograndense e vem desempenhando com competência, com inteligência, com capacidade. Por isso que tem admiração dentro do Ministério Público e fora do MPRN por todos nós que hoje estamos a frente também de outros Poderes e admiramos o seu trabalho pela sua responsabilidade e pela sua capacidade de trabalho”.
 
Confira as fotos: