Imprimir 

 

Nesta terça (21), será a vez de Martins sediar o evento e na quarta-feira (22), o encontro será realizado em Mossoró
 
 
A programação dos Encontros Regionais 2019 seguiu nesta segunda-feira (20) para a cidade de Caicó. Um dos destaques foi a apresentação do e-MP, o novo sistema de virtualização de procedimentos extrajudiciais e de processos judiciais que busca dar uma maior agilidade nas tramitações. A administração Superior e os gestores da instituição também aproveitaram a programação para dialogar com servidores e promotores de Justiça das Comarcas da região. O evento focou no balanço do que foi implementado nos últimos dois anos e nos projetos programados para o biênio 2019-2021. 
 
“O e-MP foi desenvolvido inteiramente pela equipe do MPRN, o que facilita a customização de novas ferramentas e habilidades desse sistema, além da atualização. As necessidades podem ser identificadas e aprimoradas pela equipe da instituição”, contou a procuradora de Justiça adjunta, Elaine Cardoso, acrescentando que está sendo estudada e trabalhada a interoperabilidade com o PJ-e, o sistema do Tribunal de Justiça (TJRN), para facilitar o recebimento e a devolução de processos judiciais. Através do sistema, também será possível a elaboração dos relatórios dos membros para a Corregedoria. 
 
As Comarcas de Jardim de Piranhas e de Pedro Velho já contam com o e-MP que, atualmente, está em fase de implantação na Comarca de São Tomé, além de nove outras Promotorias já estarem com seu material digitalizado para receberem o sistema nos próximos dias. A previsão é de que até o final do ano o e-MP seja disponibilizado em todas as unidades.  
 
“Tivemos uma diminuição do trabalho braçal e repetitivo na secretaria e assim conseguimos trabalhar melhor. Também teve um ganho psicológico, porque reduziu a quantidade de volume, de papel, deixando o ambiente mais agradável”, avaliou o técnico ministerial Júlio Araújo lotado em Jardim de Piranhas em relação ao e-MP. 
 
Para os membros do MPRN, a ferramenta proporcionou um maior controle de todo o acervo de procedimentos, como relata o promotor de Justiça da comarca de Jardim de Piranhas, Vinícius Lins. “Sejam inquéritos civis, procedimentos preparatórios, notícias de fato, PICs, está tudo digitalizado. Consigo monitorar os prazos, antes feitos de forma física, e também perceber os gargalos da Promotoria e assim administrar melhor”, pontuou.
 
Com a virtualização, o MPRN proporciona uma maior celeridade na tramitação dos processos, gerando um aumento da produtividade e uma otimização dos fluxos processuais. “Assim, conseguimos automatizar alguns trabalhos, além de permitir uma melhor gestão dos processos e gestão do conhecimento da instituição”, destacou o Gerente de Sistemas, André Maranhão. 
 
A série dos Encontros Regionais 2019 foi iniciada na sexta-feira (17) por Natal. Nesta terça (21) será a vez de Martins sediar o Encontro Regional e na quarta-feira (22), a programação chegará a Mossoró.