Imprimir 

Campanha conta com apoio do MPRN e visa a arrecadar recursos para Fundo da Infância e da Adolescência oriundos do imposto de Renda


A campanha Leão Cidadão foi tema de uma palestra ministrada na sede do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) em Mossoró, na última sexta-feira (9). O evento, apoiado e organizado pela 12ª Promotoria de Justiça da comarca, pela Delegacia da Receita Federal e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), contou com um público diverso, inclusive com pessoas vindas de municípios vizinhos.

O Leão Cidadão é uma campanha que busca captar recursos para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescentes (FIA) através do Imposto de Renda (IR). O delegado da Receita Federal, Willo Marques Ferreira Júnior, ficou encarregado de explicar o funcionamento da campanha.

O promotor de Justiça Sasha Alves do Amaral destacou que o FIA tem potencial, mas é subaproveitado. Com o Leão Cidadão, o representante ministerial espera que essa realidade mude, especialmente porque outros municípios da região demonstraram interesse em incrementar a captação do FIA. O evento foi prestigiado por integrantes do MPRN, da sociedade civil, de outros órgãos e entidades de Mossoró, Governador Dix-Sept Rosado, Areia Branca e Tibau.

"James Heckman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia, diz que a cada dólar aplicado na primeira infância trará um retorno anual de mais de 14 centavos durante toda a vida dessa criança. É um dos melhores investimentos que podemos fazer, como ressalta o economista", contou o promotor de Justiça, adiantando que serão organizadas mais palestras como essa, com o objetivo de atingir públicos diferentes e potenciais contribuintes, a exemplo da Ufersa, da OAB e do Poder Judiciário. O Comdica de Mossoró também está articulando uma audiência pública na Câmara Municipal.