curta nossa fanpage siga-nos no Twitter visite nosso canal no Youtube Visite-nos no flickr Use nosso agregador de notícias
Acesso ao portal da transprência do MPRN.
Acesso ao serviço de informação ao cidadão (ouvidoria).
 Imprimir 

Lista sêxtupla com nomes que serão aprovados pelo CSMP será formada a partir de lista anterior com dez indicações feitas em votação entre membros do quadro ativo do Ministério Público Estadual


A Assembleia Legislativa aprovou à unanimidade dos votos dos parlamentares presentes em sessão realizada esta manhã (26) o Projeto de Lei Complementar 025/2014 de iniciativa do Ministério Público Estadual, que democratiza a escolha dos candidatos a desembargador pela Instituição.

Já aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o Projeto aprovado hoje pelos Deputados Estaduais altera o art. 31 da Lei n° 141/96 sobre a lista sêxtupla com nomes que serão aprovados pelo Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), que será formada a partir de uma lista anterior com dez indicações feitas em votação universal, secreta e facultativa de todos os membros do quadro ativo do Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Na eleição para a composição da lista décupla poderão concorrer todos os membros do quadro ativo que satisfaçam os requisitos constitucionais. O projeto irá para sanção da Governadora do Estado.

O Procurador-Geral de Justiça, Rinaldo Reis, acompanhou a votação na ALRN, acompanhado de equipe de assessores e o vice-presidente da AMPERN, Promotor de Justiça Fernando Batista de Vasconvelos.

Durante a discussão do projeto hoje pela manhã na Assembleia Legislativa, o deputado Fernando Mineiro (PT) parabenizou os membros do MPE: “Essa mudança deixa o processo mais democrático”, disse.

Para o deputado Kelps Lima (Solidariedade), relator do projeto na CCJ, a mudança cumpre o quinto constitucional e é democrática por incluir no processo de escolha todos os membros ativos do Ministério Público. “Hoje essa eleição passa somente pelo Conselho, Tribunal de Justiça e governo do Estado, mas com a alteração, se torna democrática”, ressaltou.

Confira aqui a íntegra do Projeto de Lei.


Com informações da ALRN (www.al.rn.gov.br).

 

Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte
Procuradoria-Geral de Justiça
Rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, 97
Candelária - Natal/RN
CEP 59065-555
Tel.: +55 84 3232-7130