Imprimir 

Maratona de programação segue até o sábado, no Instituto Metrópole Digital


O Hackfest MPRN 2019 foi oficialmente aberto na manhã desta quinta-feira (18), no Instituto Metrópole Digital, em Natal. A cerimônia de abertura foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça do RN, Eudo Rodrigues Leite, e contou com a participação de diversas autoridades locais e representantes de órgãos de atuação nacional. O evento acontece até o sábado (20) e tem a proposta de promover o desenvolvimento de soluções, por profissionais e estudantes da área de Tecnologia da Informação, para que possam ser utilizadas como ferramentas de promoção da cidadania, da efetivação das políticas públicas e do combate à corrupção.

Durante seu discurso, Eudo Leite fez questão de reconhecer o trabalho da comissão organizadora, formada por integrantes do MPRN e de órgãos parceiros, chamando-os para serem reconhecidos pela plateia. “É graças a cada um de vocês que conseguimos entregar para a sociedade esse evento que começa hoje. O resultado desse evento terá a população como grande beneficiada, já que as ferramentas tecnológicas que serão desenvolvidas até o fim da maratona tem o propósito maior de incrementar a atuação do MPRN em prol da sociedade”, declarou.

Para o promotor de Justiça do MPRN, Rafael Galvão, à frente da comissão organizadora, a expectativa é garantir toda a estrutura para que as equipes possam ficar à vontade para criar e desenvolver soluções tecnológicas que possam incrementar a atuação do Ministério Público potiguar e órgãos parceiros. “O desenvolvimento dos aplicativos e das soluções tecnológicas é livre, mas para facilitar o trabalho, os participantes estão recebendo vídeos gravados por promotores de Justiça e representantes de instituições parceiras, que trarão dicas e desafios propostos. Os participantes poderão optar por seguir essas orientações, manter suas ideias iniciais ou adotar novas propostas”, detalha.

Enquanto as 17 equipes inscritas na maratona de desenvolvimento do Hackfest MPRN 2019, compostas por 96 integrantes ao todo, dirigiram-se para as salas para iniciar os trabalhos, a programação de palestras seguiu no auditório do IMD. A primeira do dia teve como tema o Conselho Nacional do Ministério Público e o combate à corrupção” com o membro colaborador da comissão sobre patrimônio público do CNMP Octávio Celso Gondim Paulo Neto, e a segunda foi sobre os resultados e perspectivas do investimento em Tecnologia da Informação e inovação no âmbito do MPRN, com o procurador-geral de Justiça Eudo Leite.

À tarde, o presidente da Associação dos Magistrados do RN (Amarn), José Herval Sampaio Júnior, falou sobre a importância da cidadania no combate à corrupção. Já o coordenador geral de gestão da Informação do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), Clesito Cezar Arcoverde Fechine, discutiu a utilização de Machine Learning para análise das comunicações recebidas pelo órgão. Em seguida, o coordenador geral de Governo Aberto e Transparência da Controladoria Geral da União, Marcelo de Brito Vidal, apresentou sua palestra sobre os desafios e perspectivas acerca da política de dados abertos do Poder Executivo Federal.

Paralelamente em outra sala do IMD, foram realizadas palestras e minicursos focados em apresentação de ferramentas, como a criação do software “Serenata de Amor”, que usa inteligência artificial para controle dos gastos públicos; a SmartMetropolis: Soluções para Cidades Inteligentes, design de som e design thinking.

No início da noite, o coordenador geral de análise Antitruste9 do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Felipe Leitão Valadares Roquete, palestrou sobre o uso de dados para investigação de cartéis em licitações, seguido do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Cláudio Terrão, sobre análise de dados, e do promotor de Justiça do Ministério Público de Sergipe, Fábio Mangueira da Cruz Nunes, sobre a experiência do Galactus, uma ferramenta tecnológica de investigação desenvolvida no MPSE. O evento segue até 20h.

O Hackfest MPRN 2019 segue a programação nesta sexta (19) e sábado (20). A programação completa pode ser conferida aqui.