Imprimir 

O que é Estratégia?

 
Existem diversas definições para estratégia, porém sempre que falamos de estratégia estamos tratando de alguma forma de escolhas, ou seja, nada mais é do que um caminho a ser traçado ou um plano para se chegar a algum lugar em longo prazo.
 
O planejamento estratégico é o processo de formulação das estratégias para se alcançar uma visão de futuro. É utilizado pela Administração Superior para definir os fundamentos e ações que estruturam a organização com foco em longo prazo. Peter Drucker ressalta que “planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes”. Uma boa estratégia é o ponto chave para a conquista de resultados substanciais. Portanto, devem-se emprenhar esforços para que essa fase seja bem trabalhada e gere conteúdo de qualidade.
 
Precisamos ter em mente que é impossível para os gestores dos nossos dias simplesmente imaginarem que a estratégia pensada durante os ciclos de planejamento será por si só implementada na sua totalidade.
 
Assim, a estratégia é, na verdade, um conjunto de intenções que, somadas a um punhado de reações adaptativas ao que não estaca previsto inicialmente, irá compor o padrão de ação da organização. A estratégia que é efetivamente realizada é na verdade a combinação do que foi pretendido ou, originalmente, concebido com novas estratégias ou estratégias emergentes.