Procuradores-Gerais
Relação Cronológica dos Chefes do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte

 


      

Alberto Frederico de Albuquerque Maranhão


Nascido em 02 de outubro de 1872. Natural de Macaíba-RN.
13º filho de Amaro Barreto de Albuquerque Maranhão e Feliciana Pedroza de Albuquerque Maranhão. Eram seus irmãos: Fabrício, Maria da Silva, Amaro Barreto Filho, Ignez Augusta, Sérgio Pantaleão, Adelino Augusto, Augusto Severo, Cândida, Joaquim Cipião gêmeo com Luís Carlos, Amélia Augusta, Áurea Justa.

Formou-se em Direito aos 20 anos de idade, pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Pernambuco, no dia 08 de dezembro de 1892.
Casou com a Dona Ignêz Paes Barreto, com quem teve cinco filhos:Laura, Judite, Juvino, Cleanto e Caio.

Foi Promotor Público em Macaíba e também Secretário na administração de Pedro Velho em 1892.
Em 1898 foi nomeado Procurador Geral do Estado permanecendo até 1899 quando foi nomeado Governador do Estado para o seu primeiro mandato aos 27 anos, cargo em que permaneceu entre 1900 a 1904.

Participou do "Congresso Literário" que mantinha o Jornal "A Tribuna", fundou- junto com outros companheiros- o "Grêmio Polymathico" e foi diretor do jornal "A República".
Em 24 de março de 1904 inaugurou o Teatro Carlos Gomes( atual Teatro Alberto Maranhão). E em 1912 foi reinaugurado após reforma.
1908: assume novamente o cargo de governador do Estado do Rio Grande do Norte, realizando importantes feitos, tais como: a criação do Conservatório de Música, as construções do Hospital Juvino Barreto(atual Hospital Onofre Lopes), a Casa de Detenção e o Asilo da Mendicidade. Foi o responsável pela implantação da luz elétrica em Natal e também pela fundação da Escola Normal, em 03 de Maio de 1908.

1944: Faleceu no dia 01 de Fevereiro e Angra dos Reis-RJ.


Referências:
http://www.tribunadonorte.com.br/especial/histrn/hist_rn_8d.htm
http://www.teatroalbertomaranhao.rn.gov/biografia.htm



© 2008 - Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte - Produzido pelo Setor de Informática do MPRN